Assaltos em Luanda e os seguranças

Malcom Gladwell não acredita em coincidências. No seu livro “Outliers: The Story Of Success” o autor aborda as razões por detrás do sucesso de determinados indivíduos ou comunidades em áreas específicas, para o autor as capacidades individuais não se podem separar do contexto. Para Gladwell é possível identificar os passos que determinaram o sucesso dos judeus europeus que emigraram para os Estados Unidos no início do século XX, o fenómeno Beatles, o número anormal de acidentes da Korean Air ou como Bill Gates e Bill Joy se tornaram astros no mundo da informática.

Olhando para os assaltos recentes em Luanda nas imediações e dentro de agências bancárias (e noutros ambientes) o traço comum muitas vezes avançado pela polícia é a participação de seguranças que deveriam precisamente proteger as instalações e indivíduos dos assaltos. No assalto violento recentemente praticado contra uma funcionária da clínica Meditex em Luanda, a polícia mais uma vez avançou com a hipótese de conluio entre os assaltantes e os seguranças. Tal é a frequência destes casos que quase podemos dizer que o segurança é “suspeito por defeito”.

Por ser frequente, a participação de seguranças nos assaltos deve ser vista com profundidade por quem investiga, não apenas na perspectiva da operacionalização do acto, mas sobretudo tentar entender o que leva os seguranças a alinharem tão facilmente com os meliantes. Afinal, como defende Gladwell: não há coincidências.

Olhando para o problema sem grandes números a mão, fico com a impressão que este “desvio” dos seguranças pode ser explicado por dificuldades financeiras. Segurança numa cidade como Luanda é uma profissão de alto risco, contudo a remuneração é baixa, muito baixa. Tão baixa que torna os seguranças em seres facilmente aliciáveis.

Entre arriscar a vida por um salário miserável e arriscar a vida por um bilhete de lotaria a ele vendido como “vencedor”, muitas vezes o segurança vai pela lotaria. A quantidade de seguranças que vai pela lotaria deveria levantar o debate sobre as condições de trabalho a que estão sujeitos estes profissionais porque um pedinte não pode garantir a segurança patrimonial de ninguém.

Título: “Outliers: The Story Of Success | Autor: Malcom Gladwell

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s