Book Club | Poponomics

Os economistas gostam de acreditar que a ciência económica é versátil. Tão versátil que as técnicas usadas para explicar os fenómenos económicos servem para explicar praticamente qualquer fenómeno social, esta prática que procura tornar a ciência económica acessível para qualquer pessoa foi baptizada de “poponomics” (economia popular). Existem muitos livros que se enquadram na categoria “poponomics” e eis os três que sugiro:

51c9kccu9bl-_sy291_bo1204203200_ql40_“Economia explicada à minha filha” – André Fourçans

André Fourçans é um professor de economia francês, antigo eurodeputado e destacado autor. O livro procura simplificar a ciência económica explicando a sociedade por meio da teoria económica. Com base em conceitos económicos numa escrita divertida o autor vai explicando fenómenos sociais à sua filha, vale a pena ler este pequeno livro que bem poderia servir para introduzir a ciência económica aos outsiders.

“The Armchair Economist – Economics and Everyday Life” – Steven Landsburg

Steven Landsburg é um dos precursores da onda de autores que recorrem à ciência económica para explicar os mais diferentes fenómenos sociais. “The Armchair Economist” foi escrito de forma brilhante por um economista provocador que sabe entreter falando de questões sérias. Da sua lavra foram ainda colhidos os títulos “More Sex Is Safer Sex” e “The Big Questions”, ambos seguem a mesma lógica do “The Armchair Economist” mas nenhum tão notável quanto este. Recentemente Landsburg editou uma versão actualizada do seu best seller.

“Freakonomics” – Steven Levitt e Stephen Dubner

Levitt é um economista criativo que lecciona na Universidade de Chicago. Dubner é um jornalista do New York Timesjuntaram-se e escreveram um dos mais populares livros sobre economia dos últimos anos. A dupla explora de forma brilhante os fenómenos sociais e explica ainda melhor as suas causas e apresenta, por vezes, soluções não menos interessantes.

O livro tornou-se num fenómeno mundial, originando um site, que contém um blogue e um segundo livro – “Super Freakonomics” – que segue a linha do primeiro. Os dois livros são obrigatórios

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s